Pular para o conteúdo principal

Criando raízes

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Colossenses 2:6-7
 Ouvi uma reflexão sobre esses versículos há uns dias e algo me chamou a atenção. Fui atraída pela palavra "Enraizar" e a grande lição por trás dela.


A Bíblia está cheia de lições incríveis e atuais, mas em muitas das vezes que lemos não conseguimos enxergá-las porque não estamos prestando atenção ou lemos como se fosse um trabalho chato de escola porém, se dedicarmos um pouco mais de nós, a cada versículo encontraremos tesouros para a prática da vida cristã.

A palavra enraizar tem um significado profundo nesse texto e contexto de Colossenses. 

Começaremos pelo contexto:
Paulo, que foi o autor desta carta, provavelmente estava preso em Roma quando escreveu, ele provavelmente também, nunca conheceu os colossenses, a igreja foi plantada lá por seu irmão de ministério Epafras. Epafras foi se encontrar com Paulo para o informar que os Colossenses estavam sendo influenciados por falsos mestres que ensinavam que para conhecer Deus e ser salvo era preciso adorar forças espirituais, submeter-se a ritos como o da circuncisão e observar regras sobre o que se deve comer e beber, etc. Paulo escreveu esta carta para lembrar aos Colossenses que a salvação conferida por Deus em Jesus Cristo é suficiente e que qualquer ensino que possa diminuir a preeminência de Cristo deve ser rejeitado. 

Vejamos se isso não acontece ainda hoje! Nossas comunidades cristãs estão a todo tempo sendo atacadas por falsos ensinos a respeito da salvação. São ideologias às vezes sutis, às vezes escancaradas, mas o que sabemos é que elas estão convencendo e confundindo pessoas e afastando-as da verdade da graça, fazendo-as tentar trocar as bençãos de Deus por sacrifícios espirituais, físicos e financeiros, doutrinas que colocam o homem como centro de todas as coisas, que fazem de Deus apenas um escravo que tem a obrigação de nos servir, são tantas as falsas verdades hoje anunciadas nas redes de televisão, na internet, nos shows gospel, nas mega empresas igrejas que o Cristo humilde está como pano de fundo, como desculpa para toda essa vergonha.

Partindo agora para o texto:
...Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Aos novos cristãos (como no caso dos colossenses) ou aos velhos de guerra, perseverar é essencial, nós nunca esgotaremos o nosso conhecimento a respeito de Cristo, quanto mais você o conhece e conhece sua Palavra, mais você percebe que ainda existem coisas a serem exploradas! Isso não é motivo para desanimar e sim para se maravilhar com um Deus tão grande e tremendo que ainda assim se apresenta a pessoas tão limitadas quanto nós! "Continuem a viver nele"!

...enraizados: No geral, onde se localizam as raízes de uma planta? Isso mesmo. Embaixo da terra, escondidas, ninguém vê mas elas são responsáveis por retirar da terra a água e os nutrientes necessários para a sobrevivência da planta. Uma planta bonita é influenciada por diversos fatores e um deles é que as raízes estão cumprindo corretamente a sua função. Não estou dizendo que nós temos algum tipo de poder para fortalecer a Cristo, estou dizendo que devemos estar escondidas nEle e deixar que somente a Sua beleza apareça através de nós, o foco não é a raiz linda e maravilhosa, que vai com o cabelo mais escovado ao culto, que quando canta no louvor tem a voz mais perfeita, o foco não é o quanto somos espirituais por saber alguns versículos da bíblia nem quantas pessoas nós ajudamos e poderemos nos gloriar por isso depois, não, não é nada disso. O foco é a beleza da obra de Cristo sendo revelada através de nossas vidas. Será que os outros quando olham para nós, vêem pessoas  diferentes? Será que nossas atitudes, palavras e mesmo os nossos pensamentos tem como objetivo refletir o quanto Cristo foi bom conosco e estamos cheias de amor por Ele e pelos outros a ponto de querer que toda essa bondade seja também motivo de alegria verdadeira na vida deles?

...edificados nele: Cristo é nossa pedra angular¹ e a partir dele podemos ser edificadas, bem ajustadas e crescer como um templo dedicado ao Senhor. Unidas com Cristo, estamos sendo construídas, junto com os outros, para nos tornarmos uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito. (Leia Efésios 2:19-22).

...firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão: Tendo nossa fé firme, fixa, estabelecida, assim como fomos ensinadas pela leitura da Palavra, através de orações, vida de comunhão com a igreja, meditação nas promessas de Deus com um coração que cresce em gratidão e transborda dela!

Que Cristo nos ajude a permanecer nele!
Em amor,
Mari


¹pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.


Referências:
Hermenêutica. Colossenses 2:16-23 – Exegese e Aplicação por Dennis Downing. http://www.hermeneutica.com/estudos/colossenses2_16-23_01.html#_ftn2

A Bíblia para todos Edição comum. Introdução à carta de Colossenses. https://www.bible.com/pt/bible/432/col





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A menina da casa de Naamã

Olá meus queridos e minhas queridas!
A paz do Senhor!


A história de Naamã eu já conhecia, mas depois de ler mais uma vez notei algo que ainda não havia percebido.

Páscoa: Ressurreição

Querido leitor,   Hoje falaremos sobre a esperança das esperanças, falaremos sobre que há de mais importante para conhecermos em toda nossa história: a ressurreição de Cristo! Foi Hernandes Dias Lopes quem disse que a ressurreição do Filho de Deus é a melhor notícia que o mundo já ouviu. Confesso que ainda não havia pensado por esta perspectiva, para mim, a cruz sempre foi o ápice do cristianismo, mas do que valeria a morte de Cristo se não houvesse a ressurreição? Durante este mês de Abril, ouvimos falar tanto sobre a Páscoa, todavia, infelizmente o que mais se espalha sobre ela são conceitos completamente equivocados, que desmerecem e prostituem o sublime significado desta data. Até mesmo cristãos se esquecem ou não compreendem o verdadeiro significado da Páscoa. Sei que ao pensarmos na última ceia, na crucificação e na ressurreição, nosso coração tende a se entristecer por lembrarmos dos últimos momentos de Cristo na terra e todo sofrimentos vividos por Ele em nosso lugar, eram noss…

A Cabana - A Perda da Arte do Discernimento Cristão

"O mundo editorial vê poucos livros atingirem o status de "sucesso". No entanto, o livro A Cabana, escrito por William Paul Yong, superou esse status. O livro, publicado originalmente pelo próprio autor e dois amigos, já vendeu mais de dez milhões de cópias e já foi traduzido para mais de trinta idiomas. É, agora, um dos livros mais vendidos de todos os tempos, e seus leitores estão entusiasmados.

De acordo com Young, o livro foi escrito originalmente para seus próprios filhos. Em essência, ele pode ser descrito como uma teodicéia em forma de narrativa – uma tentativa de responder à questão do mal e do caráter de Deus por meio de uma história. Nessa história, o personagem principal está entristecido por causa do rapto e do assassinato brutal de sua filha de sete anos, quando recebe aquilo que se torna uma intimação de Deus para encontrá-lo na mesma cabana em que a menina foi morta.
Na cabana, "Mack" se encontra com a Trindade divina, onde Deus, o…