Pular para o conteúdo principal

Criando raízes

Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Colossenses 2:6-7
 Ouvi uma reflexão sobre esses versículos há uns dias e algo me chamou a atenção. Fui atraída pela palavra "Enraizar" e a grande lição por trás dela.


A Bíblia está cheia de lições incríveis e atuais, mas em muitas das vezes que lemos não conseguimos enxergá-las porque não estamos prestando atenção ou lemos como se fosse um trabalho chato de escola porém, se dedicarmos um pouco mais de nós, a cada versículo encontraremos tesouros para a prática da vida cristã.

A palavra enraizar tem um significado profundo nesse texto e contexto de Colossenses. 

Começaremos pelo contexto:
Paulo, que foi o autor desta carta, provavelmente estava preso em Roma quando escreveu, ele provavelmente também, nunca conheceu os colossenses, a igreja foi plantada lá por seu irmão de ministério Epafras. Epafras foi se encontrar com Paulo para o informar que os Colossenses estavam sendo influenciados por falsos mestres que ensinavam que para conhecer Deus e ser salvo era preciso adorar forças espirituais, submeter-se a ritos como o da circuncisão e observar regras sobre o que se deve comer e beber, etc. Paulo escreveu esta carta para lembrar aos Colossenses que a salvação conferida por Deus em Jesus Cristo é suficiente e que qualquer ensino que possa diminuir a preeminência de Cristo deve ser rejeitado. 

Vejamos se isso não acontece ainda hoje! Nossas comunidades cristãs estão a todo tempo sendo atacadas por falsos ensinos a respeito da salvação. São ideologias às vezes sutis, às vezes escancaradas, mas o que sabemos é que elas estão convencendo e confundindo pessoas e afastando-as da verdade da graça, fazendo-as tentar trocar as bençãos de Deus por sacrifícios espirituais, físicos e financeiros, doutrinas que colocam o homem como centro de todas as coisas, que fazem de Deus apenas um escravo que tem a obrigação de nos servir, são tantas as falsas verdades hoje anunciadas nas redes de televisão, na internet, nos shows gospel, nas mega empresas igrejas que o Cristo humilde está como pano de fundo, como desculpa para toda essa vergonha.

Partindo agora para o texto:
...Assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.

Aos novos cristãos (como no caso dos colossenses) ou aos velhos de guerra, perseverar é essencial, nós nunca esgotaremos o nosso conhecimento a respeito de Cristo, quanto mais você o conhece e conhece sua Palavra, mais você percebe que ainda existem coisas a serem exploradas! Isso não é motivo para desanimar e sim para se maravilhar com um Deus tão grande e tremendo que ainda assim se apresenta a pessoas tão limitadas quanto nós! "Continuem a viver nele"!

...enraizados: No geral, onde se localizam as raízes de uma planta? Isso mesmo. Embaixo da terra, escondidas, ninguém vê mas elas são responsáveis por retirar da terra a água e os nutrientes necessários para a sobrevivência da planta. Uma planta bonita é influenciada por diversos fatores e um deles é que as raízes estão cumprindo corretamente a sua função. Não estou dizendo que nós temos algum tipo de poder para fortalecer a Cristo, estou dizendo que devemos estar escondidas nEle e deixar que somente a Sua beleza apareça através de nós, o foco não é a raiz linda e maravilhosa, que vai com o cabelo mais escovado ao culto, que quando canta no louvor tem a voz mais perfeita, o foco não é o quanto somos espirituais por saber alguns versículos da bíblia nem quantas pessoas nós ajudamos e poderemos nos gloriar por isso depois, não, não é nada disso. O foco é a beleza da obra de Cristo sendo revelada através de nossas vidas. Será que os outros quando olham para nós, vêem pessoas  diferentes? Será que nossas atitudes, palavras e mesmo os nossos pensamentos tem como objetivo refletir o quanto Cristo foi bom conosco e estamos cheias de amor por Ele e pelos outros a ponto de querer que toda essa bondade seja também motivo de alegria verdadeira na vida deles?

...edificados nele: Cristo é nossa pedra angular¹ e a partir dele podemos ser edificadas, bem ajustadas e crescer como um templo dedicado ao Senhor. Unidas com Cristo, estamos sendo construídas, junto com os outros, para nos tornarmos uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito. (Leia Efésios 2:19-22).

...firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão: Tendo nossa fé firme, fixa, estabelecida, assim como fomos ensinadas pela leitura da Palavra, através de orações, vida de comunhão com a igreja, meditação nas promessas de Deus com um coração que cresce em gratidão e transborda dela!

Que Cristo nos ajude a permanecer nele!
Em amor,
Mari


¹pedra angular era a pedra fundamental utilizada nas antigas construções, caracterizada por ser a primeira a ser assentada na esquina do edifício, formando um ângulo reto entre duas paredes. A partir da pedra angular, eram definidas as colocações das outras pedras, alinhando toda a construção.


Referências:
Hermenêutica. Colossenses 2:16-23 – Exegese e Aplicação por Dennis Downing. http://www.hermeneutica.com/estudos/colossenses2_16-23_01.html#_ftn2

A Bíblia para todos Edição comum. Introdução à carta de Colossenses. https://www.bible.com/pt/bible/432/col





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muita emoção, nenhuma conversão

A paz do Senhor meus queridos! Como estão? _______________________________________ Ao abrir meu painel do blogger hoje me deparei com uma atualização de um dos blogs que sigo, onde a notícia falava sobre uma apresentadora de um programa de televisão que chorou ao ouvir uma música de uma cantora evangélica, que enquanto a cantora fazia sua apresentação a moça ficou muito emocionada e a cantora também, enfim, vocês devem saber quem é. Então decidi postar sobre isso hoje, falar um pouco sobre o emocionalismo extremo de muitos que se dizem cristãos, mas que após seus momentos maravilhosos na presença de Deus, simplesmente voltam à suas vidas normais. O que realmente deveria acontecer depois de uma emocionante noite de culto ou oração? Por que tantas pessoas choram, pulam, gritam, dançam, sapateiam ... Mas depois disso não há sequer um sinal de mudança na vida delas? Será que chorar ao ouvir lindos louvores significa algo? E se eu não chorar? Quer dizer que não estou sentindo a presenç

A menina da casa de Naamã

Olá meus queridos e minhas queridas! A paz do Senhor! A história de Naamã eu já conhecia, mas depois de ler mais uma vez notei algo que ainda não havia percebido.

A conversão de C. S. Lewis

Você, provavelmente, já ouviu falar no autor de "As Crônicas de Nárnia". Eu também, desde que conheci um pouco mais sobre ele, tive curiosidade em saber se ele era ateu ou cristão, pois (para bons entendedores) as Crônicas de Nárnia trazem uma mensagem com muitos valores cristãos, mas também contém muitas características duvidosas quanto ao que a história realmente quer transmitir. Então fiquei naquele impasse: Será  que é? Será que não é? Hoje, decidi procurar um pouco mais sobre a vida dele e sanar minhas dúvidas. Agora quero compartilhar com vocês! Espero que gostem! =D