Pular para o conteúdo principal

Os cristãos e o materialismo


É um daqueles dias em que eu estou insatisfeito. Eu não gosto da minha aparência. Eu não gosto das coisas no meu quarto. Eu não gosto da minha vida entediante.
Eu preciso de mais coisas para me sentir melhor. Para me sentir novo.
Eu vou para o shopping porque ele promete me ajudar. A Gap, J. Crew, Anthropologie, American Eagle. Eu não posso perder!

No Abercrombie e Fitch, os cartazes nas paredes mostram caras descolados jogando futebol americano com meninas de cabelos brilhantes. Eles estão tendo uma explosão de camisas xadrez e calças cáqui. Uma menina tem um grande moletom amarrado casualmente em torno de sua fina cintura. Eles estão rindo nesse quadro, os meninos descolados e as meninas de cabelos brilhantes. Eles estão se divertindo mais com suas roupas Abercrombie e Fitch do que eu me diverti em meses.
No pé do atleta, uma foto de Michael Johnson sobre uma parede da loja de tênis. Ele ganhou sua segunda medalha de ouro olímpica enquanto vestia seus reluzentes sapatos de ouro. A mensagem por trás da imagem é clara: Não há nada mais importante na vida do que ganhar. Com alguns sapatos hi-tech, talvez eu me sentisse menos perdedor.
No Anthropoogie, o suéter marrom e verde no manequim magro promete dar-me um ar fino e elegante.As meninas vendedoras são tão legais em suas saias vintage. Se eu parecesse com eles, usando aquele suéter marrom e verde, eu poderia ter mais encontros.
No J. Crew, eu vejo uma menina com cabelos loiros e batom vermelho. Ela está de olho em uma mini-saia preta coberta com lantejoulas. Eu me pergunto em qual grande festa ela vai usá-la. Eu me pergunto o que é que é gostar de ser tão legal. Ela pode comprar todas as mini-saias pretas do shopping.
E eu percebo que o shopping não pode mudar a minha vida também. Eu não penso em mim como uma pessoa materialista. Na verdade, eu compro um monte de minhas roupas em brechós. Eu dirijo um carro velho feio. Meus amigos ainda me zoam por ele ser barato.
Ainda assim, eu me pego querendo coisas. Não porque eu preciso deles, mas porque parece que eles vão fazer de mim alguém mais interessante, mais emocionante. Como se, de alguma forma, as coisas que eu tenho pudessem mudar a vida que tenho. Quando eu olho para os anúncios em revistas ou na TV, isso é o que me prometem: uma vida melhor, um melhor de mim.
Sim, eu sei que é apenas propaganda, mas acredito que essas promessas são verdadeiras, pelo menos um pouco.
Eu gostaria de pensar que sou muito mais do que as minhas coisas. Eu gostaria de pensar que meus amigos gostam de mim porque eu sou engraçado, agradável e fácil pra conversar, não porque eu tenho roupas da moda. Eu gostaria de pensar que posso gostar de mim mesmo que eu não tenho a última música lançada ou os sapatos mais badalados. Eu gostaria de pensar que tenho valor porque eu sou eu, não porque eu tenho a coisa "certa".
Quando se trata disso, eu sei que as promessas do shopping são falsas, porque eu tenho notado um outro conjunto de promessas, promessas de Deus. O shopping me diz que roupas novas podem me fazer mais atraente, mais aceitável para os outros. Mas Deus promete que eu sou a sua maravilhosa criação ( Salmo 139: 14 ). Nada do que eu comprar pode melhorar o que Ele criou.
O shopping me diz que as coisas que eu compro podem levantar meu ânimo, me fazer sentir melhor. E ele pode, por pouco tempo. Mas Deus promete confortar e me restaurar quando me sinto quebrado (Salmo 46). Ele promete estar lá quando eu estou confuso sobre o futuro, quando meus amigos me deixarem para baixo, quando não sei aonde ir para obter ajuda.
As coisas que eu compro me prometem uma vida melhor. Mas Deus me promete uma vida abundante (João 10:10 ), a melhor vida possível, a vida eterna. Então, onde eu vou colocar a minha confiança? Onde vou encontrar o meu valor? Onde o meu coração vai estar?
Com Deus, que cumpre as suas promessas.

Reveja suas atitudes


É fácil pensar que materialismo é tudo sobre dinheiro e posses.
Mas quando você olha para o que a Bíblia diz, não é o dinheiro ou até mesmo o próprio material que nos torna materialistas. É a nossa atitude. A Bíblia diz: "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males" ( 1 Timóteo 6:10 ).
Então, como você pode manter a suas atitudes em cheque? Sempre que você sentir vontade de gastar dinheiro, pergunte-se:
  • Estou comprando este para que outras pessoas gostem de mim? É fácil tentar comprar aceitação. Afinal de contas, realmente parece que as pessoas com coisas legais são mais populares. Mas amigos de verdade estão mais interessados ​​em quem você é do que no que você possui ( Provérbios 17:17 ).
  • Comprar isso é a melhor maneira de honrar a Deus com o meu dinheiro? Quando temos dinheiro, há toneladas de grandes coisas que podemos fazer que realmente ajudam outras pessoas.Leve uma criança sozinha para assistir um filme, envie flores para sua avó, compre um sanduíche para alguém que está com fome ( Deuteronômio 15: 7-8 ).
  • Como eu me sentiria se isso fosse tirado de mim? A vida é muito imprevisível. É por isso que Deus nos diz para nos concentrarmos nas coisas que são eternas, como o seu amor por nós, e não nas coisas temporárias da terra ( 1 Timóteo 6:17 ).
  • Estou comprando isto para preencher um vazio em minha vida? Às vezes contamos com coisas materiais para nos sentirmos completos. Mas Deus é o único que pode realmente cuidar de nossas necessidades. Quando nós confiamos nele, nós somos satisfeitos ( Filipenses 4: 11-13 ).

O que é realmente importante?

"Meu pai é advogado, e às vezes eu penso, Por que vivemos aqui? Podemos ter nossa própria casa e nosso próprio carro. Eu poderia ter todas as roupas que eu quero. "
É o que diz Brittany, que vive em uma comunidade de cristãos conhecida como Jesus People EUA (JPUSA), juntamente com seus amigos Jesse, Layla e Heather.
Localizada no centro da cidade de Chicago, JPUSA inclui cerca de 600 famílias que vivem em um hotel renovado. Com ênfase na "partilha de todas as coisas," a Jesus People alcança os pobres e necessitados.
Pedimos a estes quatro adolescentes para falar sobre como seu estilo de vida afeta a sua atitude para com as coisas materiais:
"Há momentos em que eu gostaria de ter mais coisas materiais. Mas então eu vou lá e ajudo em nosso abrigo e eu estou cercado por crianças que não têm absolutamente nada. Sinto-me culpado e egoísta. Quer dizer, eu realmente tenho um monte de roupas, mesmo que às vezes eu gostaria de ter mais. Trabalhando no abrigo eu aprendo a valorizar o que tenho.
E eu tenho tanto. Tenho amigos que vivem aqui na comunidade. Eu estou cercado por tantos cristãos que me ajudam quando tenho problemas e que me ajudam a crescer na minha fé. Eu realmente tenho tudo que preciso!"
-Brittany
"Nós compartilhamos quase tudo aqui. Nossos carros são compartilhados. Nossas refeições são compartilhadas. Nosso dinheiro é compartilhado. Vivemos em um quarto com colegas de quarto. Você acha que viver neste tipo de comunidade que me faria mais aberta a compartilhar. Mas se eu não tomar cuidado, ele pode realmente fazer-me muito protetora do meu próprio material.
Eu tenho meu próprio som e meu companheiro de quarto vai querer usá-lo, agora eu não tenho nenhuma razão para não deixá-lo usá-lo, especialmente quando não estou na sala. Mas acho que é difícil dar-lhe permissão. É como se eu só tivesse que ter algo que é meu e de mais ninguém.
Quando eu começo a ficar egoísta assim, eu tenho que parar e me perguntar o que é mais importante, a minha relação com o meu companheiro de quarto ou essa coisa que eu tenho? Eu sei a resposta, mas eu acho difícil fazer o que é certo, às vezes.
Eu não acho que é ruim querer coisas agradáveis, como o meu aparelho de som. Mas é ruim quando alguma coisa se torna mais importante do que Deus, família ou amigos."
-Jesse
"Eu recebo revistas que têm todas essas roupas bonitas e eu digo: "Eu quero isso!". Eu vejo um anúncio de jornal que me diz que eu posso voar para a Itália por US$ 500 e eu acho que é muito barato. Por que não posso ir para a Itália?
Mas sabe de uma coisa? Tenho muitas roupas bonitas. E eu tenho que ir em uma viagem de duas semanas a cada ano com a minha família. Eu tenho mais do que eu realmente preciso.
Eu acho que parte do problema é que as coisas que vemos em anúncios são feitos para serem tão atraentes. Pense em algo tão insignificante como uma barra de chocolate. Os anúncios fazê-lo parecer deliciosa e você tem que tê-la. Mas você não tem que ter. Todos nós precisamos lutar contra esse tipo de mentiras.
Além disso, o nosso Deus é um Deus amoroso. Ele quer que sejamos felizes. Ele entende nossos sentimentos e desejos. Ele sabe o que realmente precisamos e vai dar para nós. Se ele não der, nós realmente não precisamos."
-Layla
"Eu faço trabalho voluntário com pacientes com AIDS. Muitas das pessoas a quem eu ministro são os homens que tinham tudo o que poderiam querer materialmente. Alguns deles eram realmente ricos. Agora que eles estão morrendo, o que as suas posses materiais significam? Em muitos casos, seu dinheiro está mesmo indo por causa de todas as despesas médicas. Tudo o que o mundo lhes disse que era importante foi embora.
Isaías 40: 8 diz: "Seca-se a erva, e cai a flor, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre."Todas as pessoas acabarão por morrer. Todas as coisas na Terra vão mudar. O que é legal hoje não será legal amanhã. Mas a Palavra do nosso Senhor não muda. Não deveríamos colocar o nosso tempo e energia em algo que vai durar para sempre?"
-Heather
------------------------------------------------------------------------------------------------
Só pra descontrair, depois desse "pequeno" artigo. Fica a dica do filme "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom". O filme fala de maneira divertida sobre como é a vida de Becky, uma consumista compulsiva que depois de estourar todos os seus cartões e ficar com uma dívida enoooorme precisa aprender a criar responsabilidades e mudar suas atitudes em relação ao consumismo. 




Deus abençoe!
Mari

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muita emoção, nenhuma conversão

A paz do Senhor meus queridos! Como estão? _______________________________________ Ao abrir meu painel do blogger hoje me deparei com uma atualização de um dos blogs que sigo, onde a notícia falava sobre uma apresentadora de um programa de televisão que chorou ao ouvir uma música de uma cantora evangélica, que enquanto a cantora fazia sua apresentação a moça ficou muito emocionada e a cantora também, enfim, vocês devem saber quem é. Então decidi postar sobre isso hoje, falar um pouco sobre o emocionalismo extremo de muitos que se dizem cristãos, mas que após seus momentos maravilhosos na presença de Deus, simplesmente voltam à suas vidas normais. O que realmente deveria acontecer depois de uma emocionante noite de culto ou oração? Por que tantas pessoas choram, pulam, gritam, dançam, sapateiam ... Mas depois disso não há sequer um sinal de mudança na vida delas? Será que chorar ao ouvir lindos louvores significa algo? E se eu não chorar? Quer dizer que não estou sentindo a presenç

A conversão de C. S. Lewis

Você, provavelmente, já ouviu falar no autor de "As Crônicas de Nárnia". Eu também, desde que conheci um pouco mais sobre ele, tive curiosidade em saber se ele era ateu ou cristão, pois (para bons entendedores) as Crônicas de Nárnia trazem uma mensagem com muitos valores cristãos, mas também contém muitas características duvidosas quanto ao que a história realmente quer transmitir. Então fiquei naquele impasse: Será  que é? Será que não é? Hoje, decidi procurar um pouco mais sobre a vida dele e sanar minhas dúvidas. Agora quero compartilhar com vocês! Espero que gostem! =D

A menina da casa de Naamã

Olá meus queridos e minhas queridas! A paz do Senhor! A história de Naamã eu já conhecia, mas depois de ler mais uma vez notei algo que ainda não havia percebido.