Pular para o conteúdo principal

Me Converti... E Agora??? {11}

Nova Era [Parte 02]

Características Gerais da Nova Era

Holismo- A física clássica de Newton tinha o universo na conta de imensa máquina, cujos elementos se mantêm em equilíbrio mediante interação constante. Ora, a Nova Era adota o modelo holístico mais recente: o universo não constaria de partículas, mas de ondas de energia que constituem esse todo, como uma rede de ligações e de interdependências. O homem seria parte desse todo. Em consequência, a Nova Era afirma que Deus e o mundo, o espírito e a matéria são uma imensa vibração energética, em que todas as diferenças são apenas aparentes e não reais.

Tônica nas religiões orientais- Embora seja sincretista, o Movimento da Nova Era prefere as teses das religiões orientais (que geralmente são panteístas) aos artigos da fé cristã. Isso bem se entende, visto que o cristianismo afirma a transcendência de Deus; Ela entra em diálogo com o homem, mas não é homem. O cristianismo possui um credo definido, evitando o sincretismo religioso.
A Nova Era incita seus adeptos a fazerem experiências “transpessoais”, segundo as quais o eu se dilata, de modo a se sentir uma só coma energia cósmica; tais experiências possibilitariam ao homem entrar em contato com pessoas muito distantes, até com defuntos e seres extraterrestres. Tais experiências podem ser estimuladas pelo uso de drogas e pelo incentivo direto do cérebro (biofeedback).
Também são estimulantes das experiências místicas da Nova Era a música, a dança e as artes em geral.

O Channeling e o esoterismo gnóstico- Channeling (de channel, canal, em iglês) é a forma mais recente de espiritismo: o médium faz as vezes de channel: recebe mensagens não de defuntos, mas de entidades superiores.
Com essa concepção se combinam resquícios do nosticismo dos primeiros séculos: o homem possui uma centelha da divindade que o torna familiar ao Todo Divino (que é o universo).

Terapêutica- O movimento da Nova Era se dedica também ao tratamento das doenças do corpo e da alma, não mediante a medicina convencional, mas por meio do enfoque holístico, que recorre às terapias alternativas, com origem na filosofia oriental.

Otimismo- A perspectiva da Nova Era, da paz e felicidade, substitui a mentalidade derrostista de grande parte da humanidade contemporânea; daí o sucesso do movimento. Pode-se dizer que a expectativa da Nova Era corresponde à de um reino milenar de Cristo (milenarismo), apregoado por algumas correntes cristãs de nossos dias.
O Movimento da Nova Era fala do retorno de Cristo, tal como é anunciado pelo livro ‘O Retorno de Cristo’ (1948), de Alice Bailey, teosofista e ocultista inglesa que teria recebido revelações de um mestre desencarnado dito o Tibetano. O Cristo da Nova Era, porém, não é o do Evangelho; é o Cristo dito “cósmico, o Cristo energia, o Espírito Crístico Universal”...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Muita emoção, nenhuma conversão

A paz do Senhor meus queridos! Como estão? _______________________________________ Ao abrir meu painel do blogger hoje me deparei com uma atualização de um dos blogs que sigo, onde a notícia falava sobre uma apresentadora de um programa de televisão que chorou ao ouvir uma música de uma cantora evangélica, que enquanto a cantora fazia sua apresentação a moça ficou muito emocionada e a cantora também, enfim, vocês devem saber quem é. Então decidi postar sobre isso hoje, falar um pouco sobre o emocionalismo extremo de muitos que se dizem cristãos, mas que após seus momentos maravilhosos na presença de Deus, simplesmente voltam à suas vidas normais. O que realmente deveria acontecer depois de uma emocionante noite de culto ou oração? Por que tantas pessoas choram, pulam, gritam, dançam, sapateiam ... Mas depois disso não há sequer um sinal de mudança na vida delas? Será que chorar ao ouvir lindos louvores significa algo? E se eu não chorar? Quer dizer que não estou sentindo a presenç

A conversão de C. S. Lewis

Você, provavelmente, já ouviu falar no autor de "As Crônicas de Nárnia". Eu também, desde que conheci um pouco mais sobre ele, tive curiosidade em saber se ele era ateu ou cristão, pois (para bons entendedores) as Crônicas de Nárnia trazem uma mensagem com muitos valores cristãos, mas também contém muitas características duvidosas quanto ao que a história realmente quer transmitir. Então fiquei naquele impasse: Será  que é? Será que não é? Hoje, decidi procurar um pouco mais sobre a vida dele e sanar minhas dúvidas. Agora quero compartilhar com vocês! Espero que gostem! =D

A menina da casa de Naamã

Olá meus queridos e minhas queridas! A paz do Senhor! A história de Naamã eu já conhecia, mas depois de ler mais uma vez notei algo que ainda não havia percebido.